Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

A montanha mágica

with 3 comments

Lula lá com Thomas Mann

O governo de Lula chega ao fim — comenta-se — e, depois de oito anos, Luiz Inácio da Silva deixará o Palácio do Planalto como um dos mais aclamados presidentes da história do Brasil. Justo. Na última década, o país distribuiu renda como nunca e, tenha ou não sido favorecido pela conjuntura mundial e pela estabilidade herdada do governo anterior, Lula satisfez a maioria dos brasileiros. Os números dão conta de que 80% de nós aprovamos o governo do homem do povo que chegou lá em cima para subverter a lógica centenária de dominação das elites nacionais. Opa, peraí, isso não aconteceu.

A expectativa de que Lula nos vingaria a todos, vejam só, não se confirmou. Durante sua gestão, os ricos embolsaram como nunca e não se viu nem sinal da redentora reforma agrária. Pior: nestes últimos anos, a economia nacional vagou por mares calmos graças, quem diria, a uma política econômica ortodoxa, que valeu inclusive ao boletim governamental do presidente uma estrela dourada do capitalista selvagem Fórum Econômico Mundial. Onde foi que ele errou? Ou acertou?

Talvez Lula nunca tenha acreditado nas ideias que defendeu durante seus anos de campanha; ou, quando presidente, percebeu que se as levasse a cabo não terminaria seus mandatos. Entenda como quiser; o fato é que as coisas mudaram desde que Lula começou a frequentar, em 2003, a suíça Davos-Platz, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial. Ou fui só eu que percebi? Por favor, alguém aí confirme a minha impressão, que eu não quero entrar nessa piração da Montanha Mágica sozinho.

É delírio meu ou há algo de Hans Castorp em Lula? Ei, vamo lá, eu não quero parecer paranóico, mas vocês sabem muito bem que Hans foi visitar o primo Joachim num sanatório naquela mesma montanha do Fórum Econômico, e não conseguiu mais sair de lá. Cercado por doentes, passou a se sentir doente, ainda que as indicações da enfermidade fossem sutis o bastante para suspeitarmos que não se justificava a delonga no retorno do jovem engenheiro à civilização.

Lula retornou algumas vezes de Davos, mas é como se não tivesse saído de lá. É paranóia… deixa pra lá. Mas e se não for? E se Lula pegou alguma espécie de doença do dinheiro em Davos e, buscando a aprovação dos colegas que frequentam a montanha, deixou-se seduzir pela ordem vigente, pela lógica dos ricos, das elites, essas coisas todas que seus maiores fãs abominam? Rendeu-se sem admiti-lo, naturalmente, que esse tipo de coisa a gente esconde — Hans também não admitia torcer pela doença; quem faria algo do tipo?

Olha, se eu estiver indo muito longe, me interrompam, por favor. Só queria dizer que acho curioso como, apesar da evidente manutenção da ordem — antes nefasta e agora santa — parte do país insiste em exaltar o governo de Lula pelas mudanças; isso sem nem ter passado por Davos. Não me entendam mal; acho que o governo dele foi bom e merece elogios, mas por razões que contradizem sua própria história.

Tem mais um capítulo desse livro acabando no próximo 31 de dezembro. Será que ao final ele desce da montanha?

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Novembro 19, 2010 às 12:29 am

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. “alguma espécie de doença do dinheiro”… Muito bom!
    Muito bom!

    Leo

    Novembro 19, 2010 at 8:21 am

  2. Não desce, não. Dizem por aí que ele pretende subir um pouquinho mais até, e se abrigar num desses fóruns globais, cuja maioria tem sede por lá mesmo. Não dou mais do que um ano para vender a casa em São Bernardo.

    Isabel

    Novembro 20, 2010 at 7:14 pm

  3. Um vendido! E o filho embolsando grana pelos tubos! Acorda, Brasil! Sim, gostamos de Lula. Mas, na pratica, isso eh quase como dizer: gostamos de FHC. Miauuuuu!

    Diego Iraheta

    Novembro 24, 2010 at 2:36 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: