Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

O Alienista

with 2 comments

Aconteceu de novo e continuará a acontecer até que aquilo ali seja invadido ou que aconteça algo capaz de meter medo nos deputados e senadores. Os parlamentares aumentaram mais uma vez seus salários sem qualquer constrangimento. Escrevi sobre outro grande aumento em dezembro de 2006. É como se eu estivesse falando sobre o que ocorreu agora. Vamos Em busca do texto perdido:

A Casa Verde desbotou

O Alienista

Os cronistas são unânimes em afirmar que não havia momento mais oportuno para o Dr. Simão Bacamarte, que já fora chamado de “filho da nobreza da terra e maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas”, chegar à capital. Os deputados federais tinham acabado de elevar em 91% seus próprios salários, e parte do país se encontrava indignada com o que era considerado uma afronta ao humilde povo brasileiro.

– É um caso curiosíssimo, comentou Simão Bacamarte ao saber do ocorrido.

Segundo o médico mais famoso de Itaguaí, os congressistas brasileiros apresentavam um quadro gravíssimo de “perfeito equilíbrio das faculdades mentais”, tendo em vista que todo aquele que pode voluntariamente aumentar seus próprios rendimentos de maneira indefinida deve fazê-lo em todas as oportunidades que encontrar.

Era obrigação do Dr. Bacamarte, portanto, isolar todos aqueles senhores em um edifício à parte, para que os devidos estudos fossem feitos. Mas ao saber que os tais parlamentares já viviam longe do resto da população, confinados em uma espécie de Casa Verde, como em Itaguaí, só que branca, chamada Congresso Nacional, o médico resolveu transformar aqueles corredores em seu asilo.

Tendo Simão Bacamarte chegado tempos atrás à conclusão de que, dado o elevado número de indivíduos com desvios morais no mundo, os loucos de verdade são o que se pode chamar de pessoas perfeitamente lúcidas, espantou-se o doutor ao conhecer os meandros do Congresso. Era surpreendente a maneira como aquelas pessoas se comportavam, como advogavam em benefício próprio, faltavam aos seus compromissos e se aproveitavam das leis em seu favor. Nunca, nem na câmara de Itaguaí, Simão Bacamarte vira tamanho exemplo de lucidez.

– Ou seja, estão todos dementes!, concluiu o alienista.

O comportamento que espantava Simão Bacamarte se repetia de tal maneira que ele só foi conhecer o primeiro indivíduo de atitudes distintas dos congressistas dias depois de ter chegado a Brasília. Entretido por suas descobertas acerca dos políticos locais, o médico tropeçou no aposentado Willian Carvalho, senhor de 61 anos, que tinha se acorrentado a uma pilastra do Salão Azul do Senado com a intenção de protestar contra o aumento no salário dos congressistas.

Cativado pelo aparente desvio daquele senhor, que perturbava a ordem com tanta convicção, Bacamarte parou para trocar algumas palavras. Todavia, os motivos que o aposentado lhe apresentou para justificar sua atitude eram tão sensatos que o alienista logo mudou de opinião. O senhor Carvalho dizia que havia loucos sim por ali, mas que não estava entre eles. Chamava o aumento dos salários de absurdo e afirmava que os parlamentares se distanciavam do povo com decisões como essas.

– Mais um estupendo exemplo de lucidez, atestou Simão Bacamarte, e concluiu mais uma vez: estão todos doidos por aqui.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Dezembro 18, 2010 às 12:11 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nem sabia que lá tinha expediente em dezembro.

    leopfq

    Dezembro 20, 2010 at 8:09 am

  2. latinha, latinha, latinha!

    leopfq

    Dezembro 20, 2010 at 8:09 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: