Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

Somos 13

with one comment

Eu tinha escolhido o Eugênio Oneguin para falar sobre o massacre de Realengo. Era sobre como a gente leva as coisas no improviso, dum jeito irresponsável, e se arrepende depois, mas o Wordsworth atravessou o planejado e Pushkin acabou perdendo mais um duelo. Que fique bem claro que não fui quem busquei o inglês. Ele voltou assim, no meio de um assunto, e eu pensei: já que o desafio é ir longe, por que não estraçalhar logo a alma de uma vez?

O nome do poema é We are Seven e, nele, uma garotinha de oito anos conta ao poeta que, juntos, ela e seus irmãos são sete. Segundo ela, contudo, dois deles já morreram, e Wordsworth (ou seria o tal do eu-lírico?), refazendo os cálculos, pergunta se as mortes não fazem deles apenas cinco. Quando a menina repete que eles continuam sendo sete, bem, eu li isso há mais de um ano e ainda não passou. É tempo o bastante pra eu perceber que não vai passar.

Não sei dizer exatamente se é consolo ou desalento o fato de aquelas treze crianças assassinadas dentro da escola não deixarem de existir depois de mortas, mas a verdade é que elas continuarão fazendo parte de suas famílias, para o bem ou para o mal. Pra gente, que não é parente, a coisa já passou. Nos comovemos, mas morreu o bin Laden, o príncipe casou. Não é cobrança. Sorte de quem não teve parentes mortos ali ou em outro lugar.

Eu disse que não sei se esse poema tem o poder de consolar. Talvez eu só possa dizê-lo quando provar minhas grandes perdas. Mas a poesia de William Wordsworth vai aqui numa tentativa de consolo. E também em tom de alerta pra quem pensa em matar: pra quem fica, eles não morrem.

Written by Rodolfo Borges

Maio 24, 2011 às 12:22 am

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nossa, este texto eu engoli em seco. Delicado, delicado. Você está certo em refletir. Abraço.

    Diego Iraheta

    Junho 1, 2011 at 11:17 am


Deixe uma Resposta

