Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

Assim é (se lhe parece)

leave a comment »

O ex-presidente Lula deixou a quarentena depois de seis meses para cair nos braços do povo. “O campeão voltou”, bradam as massas, eufóricas, por onde o petista passa. Lula voltou com tudo e com a missão que melhor desempenhou nos últimos oito anos: promover seus feitos aos quatro ventos. As pessoas querem saber o que ele fez, diz o ex-presidente, desprezando os R$ 9,3 bilhões que seu governo gastou em propaganda entre 2003 e 2010. Acho que Lula podia fazer mais pelo Brasil – mais do que continuar se vangloriando –, mas, diga o que quiser, é legítimo tentar convencer os outros de que você é uma divindade. Ainda mais quando tem concorrência.

No córner direito (ou social-democrata, sei lá), mais classudo, fino, distinto, requintado, fidalgo, etc. e tal, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disfarçou melhor a propaganda e lançou um site para promover debates políticos. Ressuscitado pela pupila de Lula, FHC também voltou com tudo, Plano Real debaixo do braço, estabilidade econômica até a última ponta, sociologia moleque na veia dos irmão. No córner oposto (direito-centro-esquerdo-moderado?), Luiz “nunca antes” Inácio Lula da Silva, pai dos pobres 2.0, o primeiro em 500 anos de história a fazer tudo que ele fez, foi menos sutil e lançou um site só pra falar sobre ele mesmo. Façam suas apostas e me digam: quem convence?

Esse papo de que os dois fazem parte de um mesmo processo não te comove, né? Eles são diferentes e só há lugar para um. Uma verdade. Não tem ninguém disposto a dividir glórias por aqui. Você, mais que ninguém, sabe que Lula revolucionou o país com o Bolsa Família, tirando milhares de pessoas da pobreza. É o melhor presidente mesmo. Mas o Bolsa Família foi inspirado em programas iniciados no governo FHC, sem falar que essa ascensão de milhares à classe média não tem nada a ver com transferência de renda, mas com estabilidade econômica, que só existe por causa do Plano Real, do Fernando Henrique. É, acho que o melhor presidente é FHC.

Se bem que, na verdade, o Plano Real é do saudoso Itamar Franco e o Fernando Henrique vendeu nossas queridas estatais a preço de banana, enquanto o sucessor governou para os pobres. Lula é melhor. Mas, pensando bem, os bancos nunca lucraram tanto quanto no governo Lula e foram as privatizações que garantiram aos brasileiros o acesso a mais de um telefone celular por cabeça (e o que você faria sem os seus atualmente?). Sem falar que, se havia corrupção no governo FHC, foi no governo do Lula que a coisa se institucionalizou. Quer dizer, então, que FHC é melhor do que Lula?

Talvez eu esteja muito novo para desistir definitivamente de te convencer do que eu penso sobre o assunto e velho demais para enfim perceber que, se você curte um ou outro desses caras, não tem argumento, por mais lúcido e cientificamente embasado que seja, que te faça mudar de opinião. Como não consigo mais brincar, revolvi chutar o balde e melar o jogo, Pirandello style. Lula e FHC foram, são e serão do jeito que você quiser, ainda que não sejam. Pronto, acabou a magia. Molde à vontade sua massinha ideológica, mesmo que não faça qualquer sentido, que eu não ligo mais. E, se não for pedir demais, me diz que a brincadeira perdeu a graça, vai.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Agosto 6, 2011 às 12:26 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: