Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

O duplo

with 2 comments

Você deve ter achado estranho o artigo que o senador Demóstenes Torres publicou nesta semana, certo? Mesmo depois de passar por um intenso processo de achincalhe público, o parlamentar não perdeu a pose e manteve sua posição de crítico do governo. Como pode? Só há uma explicação: há dois Demóstenes.

Um que, de tão probo, tem – mais do que a condição – a obrigação de criticar e julgar tudo o que há de condenável a sua volta. E outro que, amigo de um notório contraventor, não se constrange ao misturar os interesses enquanto parlamentar e… bem, amigo de bicheiro. Há precedente em Dostoievski.

Em O duplo, o conselheiro titular Iávok Petróvitch Goliádkin cruza com Iávok Petróvitch Goliádkin nas ruas gélidas de Petersburgo, e ali começa o fim de sua reputação. O duplo de Goliádkin acaba se apropriando de seu trabalho e tomando-lhe o lugar na repartição pública.

Parece delírio, hein? Mas, no caso de Demóstenes, o duplo explica tudo. O homem que se estabeleceu como paladino da moral no Senado permanece o mesmo, escrevendo seus artigos inquisidores, enquanto o Demóstenes Torres lá de Goiás mantém as velhas amizades, sem preconceito, sem julgamento, sem pudor.

Faz sentido, senador. Afinal, o que é pior: achar que suas relações com um bicheiro não comprometem seu trabalho enquanto parlamentar ou continuar achando isso depois de revelada a amizade? Seria absurdo demais… Por isso recorro a Dostoievski para entender Demóstenes: há dois deles. O problema, percebeu Goliádkin, é conseguir convencer alguém disso.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Abril 9, 2012 às 10:39 am

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Só para dizer que continuo lendo vc. aqui, onde o clima mais zen me permite uma leitura tranquila e repousante.

    Jota Lopes

    Abril 11, 2012 at 4:38 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: