Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

232,7˚ Celsius

leave a comment »

A morte de Ray Bradbury (1920-2012) recuperou em mim um cafona, incômodo e ao mesmo tempo agradável sentimento fraternal em relação aos livros. Fui ler o “Fahrenheit 451” pra ver se a coisa passava, e ela piorou. É esse o roteiro que me trouxe, mais uma vez, à patética e ingrata missão autoimposta de tentar convencer os outros a ler.

Você não vai parar de respirar se deixar de abrir um livro. Provavelmente não vai ganhar mais dinheiro se ler com regularidade. Mas – e isso eu posso garantir – você vai se sentir tão bem. Tão livre. Tão forte. Vai expandir seu mundo, perceber que existem outras pessoas, outras formas de viver, outras formas de pensar e, assim, se dar conta de que a agressividade com que trata os outros não faz sentido.

“Como você se tornou tão vazio?”, questiona-se Guy Montag, o bombeiro do “Fahrenheit 451” que, por profissão, queima livros. Apesar de viver nesse futurístico apocalipse literário, por obra do acaso ele percebe que “é preciso ser incomodado de verdade de vez em quando”. Para fora das séries de tevê, para fora da interminável e superficial internet, para dentro de si mesmo.

Apenas metade da população brasileira tentou algo parecido no ano passado, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A média de quatro livros por ano vai se mantendo há décadas e você ainda se pergunta por que o país segue na mesma, ou pior: acredita que as coisas estão melhorando só porque é possível consumir mais.

O psicanalista francês Pierre Bayard escreveu um livro chamado “Como falar dos livros que não lemos” na tentativa de dessacralizar a literatura e, assim, incentivar a leitura. A obra desempenha bem seu papel (o argumento faz sentido), mas prefiro o reverso da psicologia reversa. Tem um pessoal por aí sentindo, pensando, entendendo, existindo. Quando você começa?

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Junho 16, 2012 às 1:08 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: