Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

O eterno marido

leave a comment »

Substituição no Senado. Sai Demóstenes Torres, entra Wilder Pedro de Morais. Sai o falso moralista, entra o… bem, o próprio Wilder faz brincadeira com o fato de ser corno. E essa é sua maior credencial na chegada ao Senado: foi traído pela mulher com Carlinhos Cachoeira.

Convenhamos, se tem gente perdendo o mandato por ser amigo de Cachoeira, qualquer motivo para inimizade com o contraventor virou trunfo. Mas nem a perda da mulher para o pivô da Operação Monte Carlo foi capaz de blindar o novo senador. Pelo contrário.

Wilder terá de se explicar sobre suas relações com o bicheiro, demandam inclusive os colegas de DEM. Para além da constatação de que não está fácil fazer oposição ao governo hoje em dia, só Dostoiévski explica. Seria Wilder um eterno marido?

“O principal indício de semelhante marido é certo ornamento. Ele não pode deixar de ser portador de chifres, como o sol não pode deixar de iluminar; e ele não só ignora o fato: de acordo com as próprias leis da natureza, deve ignorá-lo”, filosofa o Vieltchâninov de Dostoiévski na tradução de Boris Schnaiderman.

Levando em conta a teoria, o senador Wilder estaria dando um passo além de Páviel Pávlovitch Trussótzki, o eterno marido dostoievskiano. Conhece a traição, e não se perturba, a ponto de colocar a carreira política à frente do que, na época de Dostoiévski, chamava-se honra.

E o que temos você e eu a ver com isso? Afora a curiosidade antropológica e literária, nada. Mas Wilder e outros 18 colegas de suplência se prestaram a esse tipo de exposição pessoal quando chegaram ao Senado sem, antes, passar pelo crivo público das urnas.

Por ter surgido no meio da história e não possuir qualquer credencial política, Wilder, conhecido por seus negócios em Goiás, está sentenciado a ser o eterno marido de Andressa Mendonça no Senado. Até que a perda do mandato os separe.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Julho 21, 2012 às 8:39 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: