Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

História do PT pelo método confuso

leave a comment »

Imagem

Logo na chegada, a tripulação avista os primeiros cargos comissionados

“O comércio mais ativo era o de princípios, de opiniões, de votos, de caráter e até o da alma”
Mendes Fradique

A muitos surpreendeu o conteúdo da cartilha em que o Partido dos Trabalhadores pretende reescrever com um vermelho mais suave a própria história recente. A muitos, mas não a este cronista, que soube reconhecer de pronto, no texto, a evidente influência do não menos influente (ou evidente) Mendes Fradique, autor do basilar “História do Brasil pelo método confuso”.

Considerando que esse clássico da historiografia nacional prega que “não devemos deturpar amanhã o que podemos deturpar hoje”, há de se reconhecer que o partido pegou leve quando se restringiu a comparar, com pinceladas vangoguianas de ufanismo, seu tempo de Palácio do Planalto apenas ao do governo antecessor. Nada, contudo, que a presidente Dilma Rousseff não pudesse corrigir no evento que celebrou os 10 anos do PT no poder.

“Não herdamos nada. Nós construímos”, discursou a presidente, conduzindo-nos mental, sentimental e inevitavelmente àquele 1º de janeiro de 2003, quando a caravela conduzida por Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil via Lago Paranoá, sendo recebida com pompa e circunstância em Brasília pela comitiva encabeçada por Juscelino Kubitschek e Gilberto Amaral.

Com vasta cobertura da blogosfera independente de verdade, o país era enfim — e simultaneamente — descoberto, fundado, afundado, emancipado, republicanizado, golpeado, regolpeado (etc) e democratizado. E, se o expressivo ato fundador e afundador danação acabou, nesta semana, obscurecido pela modéstia petista, só se pode culpar a reacionária, conservadora e fascista memória curta do povo brasileiro.

Nada mais natural, portanto, que um partido, diante de tanta injustiça com suas virtudes e proezas, recorra a alguns exageros corretivos, que, combinados ao que de fato ocorreu, ajudam a compor uma história que valha a pena (em quantidade de votos) ser contada. O resto é intriga da situação.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Fevereiro 23, 2013 às 6:08 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: