Literatura de Verdade

Um blog sobre livros e notícias. E notícias sobre livros.

As crianças do Hamas

leave a comment »

son-of-hamas-cover

“Eu me perguntava o que os palestinos fariam se Israel desaparecesse — se tudo não apenas voltasse a ser do jeito que era antes de 1948, mas se todos os judeus abandonassem a Terra Santa e ficassem espalhados de novo. E, pela primeira vez, eu sabia a resposta. Nós ainda íamos brigar. Por nada. Por uma garota sem o véu na cabeça. Para saber quem é o melhor ou mais importante. Para saber quem seria responsável por fazer as regras e ficaria com o melhor lugar”.

O trecho acima, retirado de O filho do Hamas, resume o livro, escrito e publicado em 2010 por Mosab Hassan Yousef, filho de um dos sete fundadores do Hamas, hoje considerado um grupo terrorista por grande parte da comunidade internacional. Apesar de nascer na Cisjordânia e ter tudo para virar um inimigo de Israel, Mosab mudou de lado e atuou como espião da Shin Bet, agência de segurança de Israel, por dez anos.

O livro deu origem ao documentário The Green Prince (O príncipe verde, codinome de Mosab enquanto espião israelense, inspirado na cor símbolo do Hamas e na filiação de Mosab a Sheikh Hassan Yousef), exibido no festival de Sundance em janeiro e com lançamento previsto para setembro nos Estados Unidos, e ajuda a entender o que acontece neste momento na Faixa de Gaza.

Enxergar Mosab pura e simplesmente como um traidor da causa palestina é tentar esquivar-se da evidência de que há uma disputa de perspectivas de civilização no Oriente Médio. Os métodos do Hamas — que são de conhecimento geral, mas, no livro, aparecem descritos a partir do lado de dentro — quase transformam em ingênuas as guerras travadas antes de Libérias e Vietnãs, quando proteger civis, mulheres e crianças ainda era uma prioridade.

Anúncios

Written by Rodolfo Borges

Agosto 4, 2014 às 11:22 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: